Casa das Palavras, um espaço onde falas, imagens e escritas ativam idéias, desejos e imaginário


A novidade na III edição do Flipipa será a Casa das Palavras,  uma casa de verdade, mas nem por isso uma máquina de morar. Em vez de objetos estáticos, liquidificador, panela e cadeiras, as engrenagens serão formadas por palavras, soltas, imaginadas, impressas no quarto, no banheiro, na sala. Trata-se de um espaço onde vão ocorrer, ao longo de todo o período do Festival, apresentações literárias, exibição de ensaios fotográficos,  arte urbana, instalação, intervenção, vídeos, oralizações, idéias.  Será um lugar de múltiplas vozes  conectando e expandindo poesia em formas, superfícies e movimentos.

A Casa das Palavras também será um lugar de acolhimento da produção  de materiais das oficinas literárias, conjugando assim uma construção coletiva  e dinâmica  onde  o visitante é convidado, estimulado, provocado naturalmente a interagir com os materiais e as idéias.

Para cada ambiente da Casa uma ocupação de expressão artística. No espaço aberto entre os cajueiros a fotógrafa e artista Candinha Bezerra fará uma instalação denominada Caranguejos.No Varal das Narrativas estarão todas as produções  poéticas e literárias das oficinas, incluindo a de Michelle Ferret, exibidas a cada dia, numa espécie de varal.

O local conjuga uma construção coletiva  e dinâmica  onde  o visitante é convidado, estimulado, provocado naturalmente a interagir com os materiais e as idéias.

Intervenções: "Encher de vãs palavras muitas páginas..." por Henrique Araújo. Espaço Memória : Antônio Bento e Manoel Dantas;  Cartas da Praia de Hélio Galvão, por Candinha Bezerra, que reconstituirá um ambiente do escritor.

Palavras expressas em superfícies: Aqui a provocação é  a escrita como metacódigo da imagem e a imagem como  metacódigo da escrita, assim serão exibidos ensaios fotográficos de temas variados porém na fronteira do dialético. É uma exposição virtual de ensaios autorais de fotografias e música.
Fotógrafos:  Hugo Macedo, Ricardo Junqueira, Tito Rosenberg, Candinha Bezerra, Raimundo Neto, Josuá Carlos, Ângela Almeida, Silvia Batistuzzo, Simone Sodré, Tássio Ribeiro.

Ponto de Memória: São Sebastião e Iemanjá, por Antônio Marques. Mais vídeos de Caritó (poeta, músico, escritor) e Carlos Gurgel ( poeta, escritor).