Mostra une cinema e literatura durante o Festival Literário da Pipa
![]() |
Documentário 'Língua: Vidas em Português' será exibido na mosta do Sesc na Educapipa |
Entre os filmes está “Língua – Vidas em Português”, de Victor Lopes, que traz depoimentos dos escritores portugueses José Saramago (1922-2010), Mia Couto, o sambista e poeta Martinho da Vila, o grupo Madredeus e o romancista brasileiro João Ubaldo Ribeiro. Filmado em Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão, o filme trata de histórias da língua portuguesa e sua permanência entre culturas variadas do planeta, mostrando o cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes.
Também está na programação “O Engenho de Zé Lins”, filme de Wladimir Carvalho que traça o perfil do escritor José Lins do Rego, a partir de sua infância, no ambiente que imortalizaria em romances como Menino de Engenho, ligados ao ciclo da cana-de-açúcar, até a sua maturidade.
O cartunista e escritor Ziraldo é visto por inteiro em “O Eterno maluquinho”, de Sonia Garcia. O documentário é dividido em três partes: Memórias, narradas pelo próprio escritor e recortadas por mensagens de seus próprios livros; cronobiografia, com depoimentos dos amigos Zuenir Ventura, Sergio Cabral, Chico Caruso, Miguel Paiva, Ana Maria Machado, Mariana Colassanti e a conterrânea da Caatinga Miriam Leitão, entre outros; e releituras, abordando suas obras no teatro, no cinema e na TV.
O antropólogo e educador Darcy Ribeiro (1922-1997) é revisitado em “Guerreiro sonhador”, filme dirigido por Fernando Barbosa Lima que conta a vida desse grande nacionalista, um dos maiores educadores do Brasil, militante incansável a favor do povo e da nacionalidade. O DVD foi dividido em três partes: a vida e a obra de Darcy Ribeiro; depoimentos dos administradores como Vivaldo Barbosa, Pedro Simon, Tatiana Memória, Cacique Terena, Oscar Niemeyer, Vera Brant, Irene Ferraz, Sérgio Cabral, Cláudia Zarvos, Ziraldo, Eric Nepomuceno entre outros.
Também foram selecionados para o Festival Literário da Pipa o curta-metragem “Por acaso Gullar” (de Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt), a ficção “Inocência” (Walter Lima Jr), “Contos de Wilde” (episódios de contos infantis do autor), “Lavoura Arcaica” (Luiz Fernando Carvalho) e “Os Irmãos Grimm” (a comédia The Brothers Grimm, do diretor Terry Gilliam).
Ideias
Arquivo
-
▼
2011
(54)
-
▼
outubro
(22)
- Confira a programação externa do Flipipa: BiblioSe...
- Veja quem são os autores do III Festival Literário...
- Sistema Fecomercio lança BiblioSESC e outras ações...
- Thelma Guedes: Escritora, roteirista e autora da n...
- Projeto Cata-Lendas resgata narrativas orais das c...
- Casa das Palavras, um espaço onde falas, imagens e...
- Autores mandam mensagens parabenizando nova edição...
- Oswaldo Lamartine de Faria é celebrado em vários m...
- Para celebrar o Dia D, Eucanaã Ferraz, David Arrig...
- André Cerqueira comenta adaptação de Equador, obra...
- Mostra une cinema e literatura durante o Festival ...
- Fernando Morais fala sobre novo livro-reportagem a...
- Michelle Ferret ministra oficina ‘Narrativas poéti...
- Casa das Palavras e Árvore do livro integram a pro...
- Saiba como será o III Flipipa
- A poesia visual de Arnaldo Antunes
- Portugal na escrita de Miguel Sousa Tavares
- Carlito Azevedo está entre os nomes confirmados pa...
- Eucanaã Ferraz traz sua poesia ao Flipipa 2011
- O romancista Rubens Figueiredo entre as atrações d...
- Fernando Morais participa da edição 2011 do Flipipa
- Davi Arrigucci Jr confirma participação no Flipipa...
-
▼
outubro
(22)