Saiba como será o III Flipipa

Tenda Literária sai da praça do Pescador e ganhará espaço próprio

Poesia, romance, biografia. Crítica, tradução e memória. O Flipipa 2011 já está com a formatação alicerçada nesses temas, através das idéias e escritas de nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea, como Davi Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo, Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes. A memória também é resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo Lamartine, pelo visionário autor Manoel Dantas e o crítico e poeta  Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio. 

Programada para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro, na praia  de Pipa — o mais agitado destino litorâneo de Tibau do Sul. —  o principal festival literário do Rio Grande do Norte ganha um espaço próprio em sua terceira edição, e deixa a praça do Pescador. O novo local não poderia ser mais propício a viagem literária: no alto de uma falésia, na entrada da rua principal.

O Flipipa nasceu em 2009 como uma mistura bem dosada de atividades culturais voltadas ao exercício da literatura, do despertar da escrita à discussão de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa. Desde então o público local, estudantes, intelectuais,visitantes e turistas tem sido presenteados com a presença de grandes nomes da literatura: Mia Couto, Raimundo Carrero, Daniel Galera, Frederico Pernambucano de Melo,  Heloísa Buarque de Hollanda, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Lobão, Danuza Leão, Daniel Piza, Marina Colasanti, Ronaldo Correia de Brito,  Rafael Coutinho entre outros.

A produção lierária potiguar tem lugar de destaque na  participação de escritores como Clementino Câmara, Geraldo Queiroz, Homero Homem, Humberto Hermenegildo, Carlos de Souza, Polycarpo Feitosa, Ney Leandro de Castro, Helio Galvão, Luiz Assumção, Diva Cunha, Marize Castro, Câmara Cascudo, Patricio Jr., Moacy Cirne, Tarcisio Gurgel, Pablo Capistrano, Nivaldete Ferreira, Honório de Medeiros, Vânia Gicco, Conceição Flores, Durval Muniz, Raimundo Arrais, Ilza Matias, Alex de Souza.

O FLIPIPA 2011 é uma realização da Fundação Hélio Galvão através do projeto Nação Potiguar, sob a curadoria de Dácio Galvão e produção executiva de Candinha Bezerra. A 3ª edição será realizada graças ao incentivo de parceiros como Fecomércio/SESC, Sebrae-RN, Intertv Cabugi, Ecocil, Cabo TV, Hotel Ponta do Madeiro, Associação de Pousadas da Pipa, Prefeitura de Tibau do Sul, Sinduscom,  Cooperativa Cultural/UFRN.