Fernando Morais participa da edição 2011 do Flipipa

Foto: Michel Filho/O Globo

Um dos mais importantes biógrafos brasileiros, Fernando Morais é mineiro de Mariana e tem 65 anos. É jornalista desde 1961. Trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Foi deputado (1978-1986), secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo.

É autor do roteiro da minissérie documental Cinco dias que abalaram o Brasil, sobre o suicídio do presidente Getúlio Vargas, exibida pelo canal GNT/Globosat. Antes de Os últimos soldados da Guerra Fria, escreveu os livros Transamazônica (esgotado), A Ilha, Olga, Chatô, o rei do Brasil, Cem quilos de ouro, Corações sujos (Premio Jabuti - Livro do Ano de 2001), Toça dos Leões, Montenegro e O Mago (biografia do escritor Paulo Coelho, traduzido em dezenas de idiomas).

Publicado em mais de vinte países, em 2004 Olga foi transformado em filme pelo diretor Jayme Monjardim. Em outubro de 2011 estreará o filme Corações Sujos, baseado no livro de Morais, realizado pelo diretor Vicente Amorim, que conta a história de um grupo de japoneses radicados no Brasil que se recusavam a acreditar na rendição do seu imperador na Segunda Guerra. O livro Toca dos Leões será adaptado para o cinema pelo cineasta Fernando Meirelles.