Michelle Ferret ministra oficina ‘Narrativas poéticas: O Experimento da Poesia”

Michelle Ferret ministrará oficina voltada para construção poética coletiva. Foto: Junior Santos

A Oficina Literária é uma das atividades paralelas mais importantes no Flipipa. Na primeira edição, teve como tema “A preparação do escritor” e foi ministrada por ninguém menos que o premiado Raimundo Carrero. Em 2010 a oficina esteve focada no conto através da escrita de Daniel Galera, que falou para cerca de cem alunos durante os três dias. No Flipipa 2011, teremos uma potiguar entre os oficineiros. A poeta, musicista e jornalista Michelle Ferret vai ministrar a oficina “Narrativas Poéticas: O Experimento da Poesia”, nos três dias do festival.

A oficina será uma junção de leituras e atividades, com uma dinâmica a partir das sensações: infância, memória, mar, fogo e sertão. A construção da poética parte do individual para o coletivo. O participante experimentará sensações corporais a partir da música, (sons de tambores, cantigas, entre outros, através do contato com a água, flores e outros objetos) e a leitura de poemas e textos criados e escolhidos especialmente para o momento da oficina.

Os poetas inseridos no círculo da leitura serão sugeridos pela ministrante e pelos participantes, mas a oficina traz como referências a escrita de Manoel de Barros, Iracema Macedo, Zila Mamede, Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst.

Ao final de cada dia, após o trânsito pelas sensações obtidas desta condução, os participantes receberão um material com folha, lápis e cores para a construção de sua própria poesia. O Público da oficina é de pessoas que se interessam pela poesia e pela escrita.