Lançada no Festival Literário da Pipa, Bibliosesc festeja um ano de sua jornada em mais uma edição do Flipipa

Lançada em novembro de 2011 durante o Festival Literário da Pipa, a biblioteca móvel do Sesc vai comemorar um ano de sua jornada no local onde estreou: na praia da Pipa, durante o Flipipa. A BiblioSesc é uma biblioteca adaptada em um caminhão, climatizada e “recheada” com mais de 3 mil livros entre outras publicações. Trata-se de um projeto nacional do Serviço Social do Comércio e no Rio Grande do Norte pertence ao Sistema Fecomércio / SESC-RN.

De forma itinerante, ela se movimenta quinzenalmente entre determinados bairros da cidade, proporcionando a leitura no local e o empréstimo de livros. O acervo é informatizado, e conta com 3.500 exemplares, entre literatura infantil, adulta nacional e estrangeira, religiosa e potiguar, além de jornais, revistas e gibis.

 Do RN, há revistas culturais com Preá, coleção da Brouhaha, A Palavra. Todos os jornais do Rio Grande do Norte estante de autores potiguares. O acervo de livros é bem selecionado, reunindo clássicos, novidades, best-sellers e alta literatura, para vários gostos.

Pode-se achar do Código de Trânsito Brasileiro até a série "Crepúsculo", passando por Miguel Nicolelis, Jorge Amado, Umberto Eco, Ítalo Calvino, Monteiro Lobato, Truman Capote, Neruda, Coetzee, entre outros, além de almanaques, enciclopédias e livros de arte. Desde que foi lançada, a BiblioSesc já contabiliza 8.500 empréstimos, num total de 13.552 consultas.

No Festival Literário da Pipa, a BiblioSesc promove atividades em torno do caminhão. São tendas de contação de histórias, atividades com música, encenações teatrais e artes. As crianças e adolescentes das escolas do município de Tibau do Sul e cidades próximas participam das atividades coordenadas pela equipe do Sesc-RN.