Flipipa confirma primeiros nomes da edição 2015

Mário de Andrade é tema da mesa de abertura do Flipipa 2015
com o filósofo e biógrafo Eduardo Jardim - foto O Globo

As coincidências que envolvem o mítico herói sem caráter Macunaíma e o coquista potiguar Chico Antônio estão entre as abordagens que ilustram o Festival Literário da Pipa em 2015. O evento movimenta o litoral Sul do RN entre os dias 6 e 8 de agosto, e  quem abre a programação é o filósofo, escritor e pesquisador carioca Eduardo Jardim, biógrafo do modernista Mário de Andrade e autor do livro "Eu sou trezentos: Mário de Andrade vida e obra", lançado em fevereiro deste ano. Jardim também abriu a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), ao participar da meta “As margens de Mário”.

O autor de “Macunaíma” e “Amar, verbo intransitivo”, que esteve no RN no final da década de 1920 a convite de Câmara Cascudo, foi o grande homenageado da FLIP deste ano. E se lá no Rio de Janeiro o tema homossexualidade não ficou fora do debate, aqui também poderá se repetir. Para quem não acompanhou, a Fundação Ruy Barbosa, que guarda o acervo do modernista, revelou o teor de uma carta que Mário (1893-1945) enviou para o poeta Manuel Bandeira (1886-1968) falando do assunto.

“Os nomes estão 80% fechados”, garantiu o produtor cultural Dácio Galvão, curador do Flipipa. A realização do Festival é da Fundação Hélio Galvão e Scriptorin Candinha Bezerra. Dácio preferiu apresentar a lista completa de convidados na próxima segunda (20), dia do lançamento oficial do evento, e, além de Eduardo Jardim adiantou apenas outro escritor confirmado: o pernambucano Marcelino Freire.

Para o curador, o ponto alto da fala de Jardim “é quando ele cruza a figura de Macunaíma com Chico Antônio”. Entre as novidades adiantadas por Dácio Galvão está a mudança de local do Flipipa, que irá para a arena de eventos Pipa Open Air. A estrutura inclui biblioteca móvel do Sesc,  restaurante e área de convivência.

Na programação, intervenção teatral do grupo Alegria Alegria, shows com o grupo Choro do Elefante e Sesi Big Band, mais performance inédita de dança criada por Anísia Marques em cima da gravação de “Boi Tungão” (de Chico Antônio) – registro gravado há mais de uma década pela Orquestra Sinfônicacom arranjos de Danilo Guanais.

Flipipa 2015 conta com patrocínios do Sebrae, Sesc/Fecomércio, Sistema Sesi/Fiern, Pipa Open Air, Ecocil, Inter TV, hotel Ponta do Madeiro, Prefeitura de Tibau e Grupo Gentil.

* fonte Tribuna do Norte