Flipipa 2010 abre programação amanhã


Segunda edição do Festival Literário da Pipa prossegue até sábado com a presença de escritores consagrados e autores da nova geração como o gaúcho Daniel Galera
Foto: Rogério Vital 

Começa nesta quinta-feira, 18, e prossegue até sábado, 20, o 2º Festival Literário da Pipa - Flipipa, numa das praias mais agitadas do litoral sul do RN, com presença de autores como Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Daniel Galera, Rafael Coutinho, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, Laurentino Gomes, Frederico Pernambucano de Mello, Raimundo Arrais e Honório de Medeiros, entre outros nomes da literatura local e nacional. A realização é da Fundação Hélio Galvão, Projeto Nação Potiguar e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O Flipipa é uma mistura de atividades culturais voltadas ao exercício da literatura, do despertar da escrita à discussão de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa. Escritores de renome internacional debatem temas como historicismo, romance, poesia, conto, comic novel e histórias em quadrinhos, cangaceirismo, fortuna crítica de Câmara Cascudo a Polycarpo Feitosa, jornalismo e redes sociais, entrou outros,para uma plateia esperada de três mil pessoas por dia. Toda a programação é gratuita.

Nas salas de aula das escolas Domitila Castelo e Vicência Castelo, em seis salas nos turnos da manhã e tarde, cerca de 20 mil estudantes e mais de 600 professores dos municípios de Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor, Nísia Floresta, Barra de Cunhaú, Goianinha, Arês, Várzea, estarão participando das oficinas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura sob a supervisão de seus arte-educadores, mais de 20 ao todo, sob coordenação geral da secretária adjunta, Salizete Freire.

A prática da escrita literária também será desenvolvida na oficina de contos ministrada pelo escritor Daniel Galera (prêmios Jabuti e Machado de Assis pelo romance Cordilheira) e assessorada pelo jornalista e escritor Carlos de Souza, voltada para estudantes ou concluintes do ensino médio.

* Fonte: Diário de Natal