Flipipa doará livros para o projeto Leituras na Praça, da Biblioteca de Sibaúma e Book Shop

Doação para a bibliteca comunitária será feita pelos Cavaleiros da Cultura
 
As bibliotecas comunitárias, sobretudo àquelas construídas em localidades distantes das grandes cidades, são uma força ativa e transformadora na formação literária de crianças e jovens. São muitas iniciativas pelo Brasil a fora, mas no Rio Grande do Norte algumas delas estão bastante presentes na vida da população. É o caso da Book Shop da praia da Pipa e da Biblioteca de Sibaúma. Misto de Ponto de Cultura, biblioteca, livraria, ponto de encontro e espaço cultural, a Book Shop tem sido, ao longo dos anos, um dos centros de leitura, educação e agitação cultural mais atuantes da região de Tibau/Pipa. O espaço atualmente está sob a direção de Sandra Almeida e Marizé Assis, que tem realizado um belo projeto batizado de “Leitura na Praça”, braço da Biblioteca Comunitária de Sibaúma. Ambas movimentam a comunidade, contribuindo com a sua formação/iniciação literária. 

Este ano o Festival Literário da Pipa, através dos Cavaleiros da Cultura — ação cultural que arrecada livros para doar a uma instituição local — vai destinar o acervo arrecado para a Biblioteca Leitura na Praça de Sibaúma. Segundo o curador do Flipipa, Dácio Galvão, assim como foi contemplada em 2011 a Biblioteca Municipal de Tibau do Sul, que recebeu 300 novos livros para seu acervo, este ano será o projeto de Sandra e Marizé.  “São pessoas  seguramente comprometidas com a formação literária da comunidade da Pipa, Sibaúma e outras pertencentes ao município de Tibau do Sul”, lembrou. Para Sandra, “esses livros farão toda a diferença nas comunidades e na biblioteca de Sibaúma”.

Os livros começam a ser arrecadados com instituições públicas e particulares de Natal e outras regiões até a data de abertura do Festival Literário, quando os cavaleiros do Haras Água Boa chegam a Pipa com os livros para doação oficial.

Para quem ainda não conhece, a Biblioteca Comunitária Leitura na Praça, em Sibaúma, foi criada em novembro de 2009, através de uma doação monetária e de uma campanha de arrecadação de livros. No inicio, a sede alugada tinha espaço apenas para as estantes e os livros. As crianças se sentavam a ler em tapetes espalhados pelas calçadas. “Quando chovia se tornava difícil”, lembra Sandra.

No final de 2010 Marizé Assis e Sandra Almeida conseguiram um novo espaço para a Biblioteca. Desta vez uma casa com três salas e uma pequena varanda que, muitas vezes, ainda é insuficiente para o número de crianças e adolescentes que procuram a Biblioteca.

Lá é possível encontrar livros de qualidade, jogos didáticos, cadernos e lápis e sempre é organizada uma atividade literária. A Biblioteca Comunitária já mudou a rotina da comunidade de Sibaúma, através do trabalho voluntário de Marizé Assis, que comanda a biblioteca.

Além da doação do Flipipa, qualquer pessoa poderá fazer sua doação. Basta levar ao  Book Shop, Rua Beija-flor, 46, Praia da Pipa ou na própria Biblioteca.
   
O festival Literário da Pipa acontece de 22 a 24 de novembro. Estão confirmados os autores Zuenir Ventura, Tatiana Salem Levy, Luís Fernando Veríssimo, Reinaldo Moraes, Antônio Cícero, Ana Miranda, Sérgio Sant’Anna, João Paulo Cuenca, Joyce Pascowitch, o ator Nelson Xavier, e o biógrafo Bené Fonteles, Luíza Geisler. Debates com a participação de intelectuais, escritores e jornalistas da região, como Carlos Braga, Paulo Wanderlei, Carmen Vasconcelos, Mário Ivo Cavalcanti, Lívio Oliveira, Carlos Braga, Marcos Lopes, Carlos Peixoto, Woden Madruga, Cassiano Arruda Câmara, Nonato Gurgel, Mayara Costa, Suely Costa, José Luiz Ferreira, Henrique Fontes, Vicente Serejo, Eliana Lima, Napoleão Paiva Souza.