Sobre
O QUE É O FLIPIPA
O FliPipa — Festival Literário da Pipa — tem a peculiaridade de unir as duas pontas da prática literária: o pensamento crítico/acadêmico e a formação através de uma programação educativa.
Realizado em 2009, 2010 e 2011, o evento tem caráter multicultural, de acesso totalmente gratuito, com o objetivo de promover a literatura, despertar o interesse pela leitura fora dos meios convencionais e valorizar a história e as raízes culturais, sendo uma das primeiras experiências do Rio Grande do Norte a levar a literatura e seus autores — até então distantes do alcance popular — para debater frente a frente com comunidade e público apreciador da boa literatura.
A edição 2012 está marcada para acontecer entre os dias 22 e 24 de novembro, tendo confirmados algumas das mais importantes personalidades literárias e jovens autores, como Zuenir Ventura, Tatiana Salem Levy, Luís Fernando Veríssimo, Reinaldo Moraes, Antônio Cícero, Ana Miranda, Sérgio Sant’Anna, João Paulo Cuenca, Joyce Pascowitch, o ator Nelson Xavier, e o biógrafo Bené Fonteles. Debates que prometem ser de alto nível, tendo ainda a participação de intelectuais, escritores e jornalistas da região, como Carlos Braga, Paulo Wanderlei, Carmen Vasconcelos, Mário Ivo Cavalcanti, Lívio Oliveira, Carlos Braga, Marcos Lopes, Carlos Peixoto, Woden Madruga, Cassiano Arruda Câmara, Nonato Gurgel, Mayara Costa, Suely Costa, Vicente Serejo, José Luiz Ferreira, Henrique Fontes, Eliana Lima, Napoleão Paiva Souza, Cassiano Arruda.
A edição 2011 promoveu encontros com David Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o
português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo,
Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes, Thelma Guedes. A memória também foi
resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo
Lamartine, pelo visionário autor Manoel Dantas e o crítico e poeta
Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade
e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio.
Em anos anteriores o festival recebeu Marina Colasanti, Danuza Leão, o cantor Lobão, Heloísa Buarque de Holanda, Daniel Galera, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, Rafa Coutinho, o português Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Raimundo Carrero, Frederico Pernambucano de Melo, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, Daniel Piza, Ronaldo Correia de Brito, entre outros.
O município de Tibau do Sul foi escolhido para sediar o festival por ser um dos mais importantes destinos turísticos da região Nordeste — no qual estão localizadas as praias de Pipa e Tibau do Sul — , além de atender importantes municípios vizinhos. A população de Tibau do Sul é de 11.707 habitantes (fonte: IBGE).
SOBRE A EQUIPE DO FLIPIPA
Realização:
Fundação Hélio Galvão
Av. Campos Sales, 930 – Tirol
Natal RN - 59020-300
+55 (84) 3222-2648
Fundação Hélio Galvão através do Projeto Nação Potiguar
Presidente da Fundação Hélio Galvão: José Arno Galvão
Curadoria Geral do Flipipa: Dácio Galvão
daciogalvao@globo.com
Produção Executiva: Candinha Bezerra
Assessora Técnica: Valda Bezerra
astecvalda@digizap.com.br
+55 (84) 3217 6681 / 3217 9155 / 94191219
Assessoria de imprensa: Fato Novo Comunicação
Assessor: Dionísio Outeda
+55 (84) 9974-3839 / 8820-8769
fatonovo@supercabo.com.br
contatoflipipa@gmail.com
Coordenadora de comunicação: Cinthia Lopes
9635-4674 / 8820-5785
Página Eletrônica (design site)
Yuno Silva - yuno.silva@gmail.com
www.flipipa.org
Twitter: @flipipa
Facebook: Flipipa - Festival Literário da Pipa RN